Drone filme Catedral de Notre Dame após o incêndio (vídeo)


Um drone capturou os danos sofridos pelo teto da Catedral de Notre Dame de Paris, um dia depois que a mundialmente famosa catedral explodiu em chamas. O histórico templo católico tem 850 anos.

Cinco anos para reconstruir a catedral


O presidente francês Emmanuel Macron comprometeu-se a reconstruir a catedral em cinco anos. Uma campanha internacional de arrecadação de fundos para obras de restauração já está em andamento: algumas das pessoas mais ricas do país doaram centenas de milhões de euros .

No entanto, restaurar esse complexo trabalho arquitetônico não será uma tarefa fácil, e provavelmente levará décadas, segundo especialistas.

A catedral de Notre Dame de Paris abriga obras de arte de valor inestimável e é uma das atrações turísticas mais famosas no mundo, imortalizada no romance de Victor Hugo, 1831 'Notre Dame'. Atrai cerca de 13 milhões de visitantes de todo o mundo a cada ano.

Felizmente, algumas das relíquias mais veneradas do cristianismo, armazenadas no templo, foram salvas do desastre. Entre eles está a Santa Coroa, que muitos acreditam, vem da coroa de espinhos colocados sobre a cabeça de Jesus Cristo. A própria catedral a qualifica como "sua mais valiosa e venerada relíquia".

O incêndio começou por volta das 18h50, horário local (16h50m de Brasília), na segunda-feira, no topo do prédio. A estrutura da catedral foi preservada, mas a estrutura do telhado e a agulha central sucumbiram às chamas. As razões para o desastre ainda são desconhecidas, mas a brigada de incêndio aponta que o incêndio poderia ter sido causado pelo trabalho de restauração.